Dedução, inferência e intuição

Dedução é a inferência a partir de premissas. Indução é a inferência a partir de fenômenos. A primeira é da Lógica, pois esta estuda a validade dos argumentos, ou seja, a possibilidade de se deduzir algo a partir de um certo conjunto de premissas. A segunda é da ciência moderna, pois ela observa e experimenta e, então, chega às leis de um fenômeno (obviamente que a ciência também precisa da lógica, para criar teorias que se sustentem).

A filosofia nasce como uma busca pela lei geral da realidade, incluindo o Homem. Ela não se confunde com a ciência moderna, pois os fenômenos serão vistos não como coisas particulares, mas como partes de um todo. A esse todo a filosofia busca alcançar justamente com uma lei geral, que fale sobre o funcionamento íntimo da realidade.

A Lógica dedutiva surgiu como parte da filosofia mas, hoje, é uma ciência independente. Ela ajuda a filosofia no seu trabalho de analisar argumentos, sejam estes filosóficos ou não. Visto que as coisas da natureza apresentam inesgotáveis detalhes, a ciência vive correndo atrás deles. A filosofia dará atenção a essa empiria e aos resultados dos cientistas, mas muito mais atenção ao discurso filosófico.

Discursos não variam. Deles se pode fazer análise da validade dos seus argumentos, ou seja, análise lógico-dedutiva. Filosofias dependem de uma análise que aponte se determinadas conclusões derivam logicamente de premissas.

No entanto, a filosofia precisa fazer algo mais, justamente em nome daquela pretensão à universalidade: ela precisa alçar vôo em relação ao empírico, dos fenômenos e dos textos, e intuir. Suas conclusões precisam de intuição, para ocorrer, ou seja, ler mais do que aquilo que está escrito, ver mais do que há para ser visto.

Essa característica intuitiva da filosofia é que faz com que Gadamer diga que interpretar é entender um filósofo melhor do que o filósofo entendeu a si mesmo. E com que Agambem diga que teorias filosóficas possuem o caráter de mitos.

Gostou? Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *