DOM PAULO EVARISTO ARNS: a prova de que Deus existe!

Quando Deus estava fazendo Dom Paulo Evaristo Arns ele não colocou uma pitada de amor ao próximo, ele derramou um caminhão. O Bispo de São Paulo foi mais do que o símbolo na luta contra um dos períodos mais cruéis e sombrios de nossa história, a Ditadura Militar, ele foi o sinal de que Deus realmente existe. Nietzsche disse que Jesus teria sido o único cristão, mas se ele tivesse conhecido o Padre Paulo Evaristo Arns ele com certeza mudaria de ideia: foram dois cristãos.

Dom Paulo teve uma trajetória brilhante a frente da Igreja. Não chegou a se tornar o vigário de Cristo como Francisco, mas com toda certeza desse mundo serviu como exemplo na formação do jovem padre argentino Jorge Bergollio. Foi o padre  capaz de peitar os militares a ponto de encarar o presidente-general no cara a cara e pedir o fim das prisões ilegais, da tortura e dos assassinatos.

A lei maior de Jesus, a Lei do Amor, foi realmente levada a sério por esse padre. O amor ao próximo foi seu lema de vida. Dedicou-se não a cantar ou fazer shows como os padres de meia tigela de hoje, mas sim a cuidar dos pobres e necessitados. Seu primeiro ato como Arcebispo de São Paulo foi vender o Palácio Episcopal para ajudar os irmãos desamparados. Deu de comer aos famintos, construiu creches e escolas, acolheu presos políticos e perseguidos pelo Regime Militar. E como não lembrar do Ato Ecumênico pela morte do Jornalista Vladimir Herzog, ato este coordenado por Dom Paulo. Foi mais do que uma homenagem a um morto da Ditadura Militar, foi um ato de rebeldia ao desafiar os militares que tentavam esconder e disfarçar a morte súbita do jornalista.

Não há muito o que escrever sobre Dom Paulo Evaristo Arns. Resta-nos apenas rezar por esse homem que realmente amou seus irmãos até o último dia de sua vida. O padre Paulo, filho de colonos, como seu pai gostaria que fosse lembrado, terá um lugar ao lado de Deus.

Obrigado Dom Paulo por tudo que fez pelos mais pobres e necessitados. Que os padres mais jovens o tenham como exemplo e aprendam com seus ensinamentos. Descanse em paz, pois o seu período entre nós foi cumprido com maestria.

Licenciado em História pela UFRuralRJ e Especialista em Ensino de História pelo Colégio Federal Pedro II. Professor de História da rede pública no Rio de Janeiro. Pesquisa história antiga, especificamente Jesus Histórico, judaísmo, Judeia Romana e Cristianismo Primitivo.
Gostou? Compartilhe:

One thought on “DOM PAULO EVARISTO ARNS: a prova de que Deus existe!

  1. Talvez por não ter criação católica não o conheci pois sou religioso em certo sentido. Parece mesmo ter sido boa pessoa mesmo. Exemplo mais a ser seguido igual e melhor de vida cristã, altruísta e ilibada. Um perda, e um descaso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *